Paragem Cimpor Alhandra

A paragem industrial nas instalações da Cimpor em Alhandra foi, mais uma vez confiada à ATM, motivo de grande satisfação e confiança.
A primeira fábrica de cimento a ser construída de raiz em Portugal, foi a Fábrica “Tejo”, que conta mais de um século de existência, localizada na Vila de Alhandra, na margem direita do rio Tejo e que recebeu, por alvará de 24 de Abril de 1894, a concessão da patente para o fabrico do cimento “Portland” artificial. Produzia, nessa época, 6.000 Toneladas de cimento / ano num forno horizontal Hoffmann. Hoje o Centro de Produção de Alhandra possui uma capacidade instalada de cimento de 3,83 milhões toneladas / ano.

As atividades adjudicadas tiveram incidência na manutenção mecânica de um dos fornos, no entanto decorreram em 4 áreas da cimenteira:

  • CDR
  • Combustíveis alternativos
  • Moagem de carvão
  • Rede águas

A paragem industrial decorreu de 19 de dezembro a 21 de janeiro 2020 e foi realizada por colaboradores da Direção de Indústria da ATM. As actividades foram executadas conforme o planeamento e sem ocorrência de acidentes.