Força Aérea Portuguesa

A ATM anuncia o reforço da confiança do cliente Força Aérea Portuguesa (FAP), com a renovação de mais um contrato. Desta vez trata-se do contrato de Manutenção, Conservação e Assistência Técnica para Instalações de AVAC em Unidades DO SICCAP e Unidades Críticas da Força Aérea Portuguesa.

O Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP) constitui parte fundamental do Sistema Integrado de Defesa Aérea Nacional. Em conjunto com os meios aéreos (aviões e helicópteros), o SICCAP é o sistema que possibilita a condução de operações aéreas de controlo, vigilância e interceção aérea. Através de um conjunto de sistemas automáticos de processamento de dados, centralizado em Monsanto (Lisboa), no Centro de Relato e Controlo (CRC), toda a atividade aérea que decorre dentro do espaço aéreo português é monitorizada e supervisionada de modo contínuo, 365 dias por ano, 24 horas por dia. Este centro de operações está ligado às Estações Radar do Pilar, Montejunto, Fóia e Pico do Areeiro  nas quais se encontram os radares de defesa aérea. Todo este sistema é parte integrante do NATO Integrated Air and Missile Defence System (NATINAMDS), sistema integrado de defesa aérea e de mísseis da NATO, possibilitando a partilha de informação entre os vários centros de Comando e Controlo.

Este contrato terá duração de 12 meses e contempla diversas instalações de norte a sul incluindo a ilha da Madeira, sendo que ficará a cargo da Direção do Terciário da ATM.